Pular para o conteúdo principal

O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA



Cada um de nós encontra em sua vida um ser especial. Às vezes é um avô, um professor, um amigo de família.

Uma pessoa mais velha, paciente e sábia, que se interessou por nós e nos compreendeu quando éramos jovens, inquietos e inseguros.

Uma pessoa que nos fez olhar o mundo de um outro ângulo. Uma pessoa que, com seus conselhos e seu afeto, nos fez encontrar nosso caminho.

Assim aconteceu ao jovem Mitch Albom que se tornaria o colunista esportivo número um da América.

Durante os anos universitários, um professor lhe foi um grande amigo. Esse amigo o ensinou a amar os livros de forma autêntica.

Mesmo fora dos horários das aulas, eles se encontravam para discutir assuntos sérios. Assuntos como as relações humanas. Nessas ocasiões, o professor lhe dava lições extraordinárias de vida.

Certo dia, porque o aluno se queixava do choque entre o que a sociedade esperava dele e o que ele queria para si mesmo, o professor lhe falou:

A vida é uma série de puxões para a frente e para trás. Queremos fazer uma coisa, mas somos forçados a fazer outra.

Algumas coisas nos machucam, apesar de sabermos que não deviam. Aceitamos certas coisas mesmo sabendo que não devemos aceitar nada como absoluto.

Mas o amor, dizia ele, o amor vence sempre.

Quando saiu da Universidade, Mitch era um jovem idealista. Prometera a si mesmo que jamais trabalharia por dinheiro, que se alistaria nos Corpos da Paz, que viveria em lugares belos e inspiradores.

Mas os anos passaram e ele acabou trocando montes de sonhos por cheques cada vez mais gordos.

Então, um dia, dezesseis anos depois, ele tornou a encontrar o seu professor. Bem mais velho e doente.

Eram os seus últimos meses de vida. Durante catorze semanas, até a sua morte, trataram de temas fundamentais para a felicidade e a realização humanas.

Era a última grande lição: um ensinamento sobre o sentido da vida.

E o jornalista reavaliou sua vida. Refletiu sobre as verdades ensinadas pelo professor, como a da necessidade de buscar o crescimento espiritual.

De deixar de se preocupar tanto com coisas materiais e observar o universo ao seu redor. O universo das afeições. A natureza que nos cerca.

A mudança que se opera nas árvores, a força do vento, as estações do ano.

E o velho mestre, caminhando para o túmulo arrastado por enfermidade incurável, finalizou a última grande lição ao seu antigo aluno com a frase:

Meu filho, quando se aprende a morrer, se aprende a viver.

A vida física é uma breve etapa. Sabedoria é ser aberto para as coisas belas que ela nos oferece. Para isso é preciso ignorar o brilho dos valores que a propaganda nos passa.

É preciso prestar atenção quando os entes queridos falam, como se fosse a última vez que os ouvisse.

É preciso andar com alegria como se fosse a última vez que pudéssemos estar de pé e nos servir das nossas pernas.

E, acima de tudo, lembrar que sempre é tempo de mudar.


Redação do Momento Espírita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PEDRA

O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já, David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem ! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento. Cada instante que passa é uma gota de vida que nunca mais torna a caír, aproveite cada gota para evoluir........................ Das oportunidades saiba tirar o melhor proveito, talvez não teremos outra chance. Mensagem de Antonio Carlos Vieira - Poeta e Dramaturgo Imagem de Lincoln Ferreira

FELICIDADE

O que é? Eu defino esta palavra como liberdade, estar nos lugares sem ter hora e tempo para retornar, poder fazer que quer, estar com pessoas que representam realmente alguma coisa para nós. A alegria ser obrigação, ver coisas lindas ser desejos. Lugares lindos ser a sua perfeita melodia, o cansaço seja o desejo de ir mais longe para apreciar totalmente a beleza daquele momento. Tenho meu local aqui na cabeça no coração, aonde posso sentir uma felicidade incontrolável, aonde posso gritar: "sou feliz". A felicidade, ela não tem como fazer uma pessoa triste, porque ela é contagiante em cada sorriso que você dá e cada abraço e cada caminhar. Busque esta felicidade e seu mundo interior, cada um de nós temos este lugar, às vezes mais bagunçado às vezes limpo. Às vezes com sol e ou com chuva, mas esta lá te esperando para passar momentos únicos.

MEUS 40 ANOS

40 Quanto tempo passou em minha vida, quantas coisas aconteceram, perdas, ganhos, ausências, presenças, sim e não, e estou aqui, com muitas histórias para contar, com lembranças mil passando na minha cabeça, como filme, como ondas, emoções, essas são melhores nem falar, mas sempre com jóias na minha vida, que sempre estão aqui para me levantar, coisas ruins teve e como, mas a vida é feita de construções e elas foram substituídas por outras e assim vamos montando nossa vida como Lego, porque aonde a tristeza tenta entrar a felicidade ofusca sem dar lugar, aonde houver decepção a cumplicidade e o amor brilhará mais que tudo. Os meus quarenta anos, quero dizer, foram bem vividos, tive a infância linda e como juventude também, tive pessoas lindas, que construiu meu pedacinho da estadia neste mundo, pessoas estas que sempre ficarão em meu coração, pois, meu pai e minha avó não estão aqui, como pessoas , mas como almas de ligadas que jamais serão rompidas, através das lem...